Significado Das Cores / Cor Relacões

"Pensamentos Positivos"

Fonte da Imagem

mente.jpg

As relações psicológicas, fisiológicas e sinestésicas de cada cor, suas combinações positivas e negativas e cores opostas são:

Fonte da Imagem

cromoterapia1.jpg

Amarelo

Alerta, expectativa, luz, verão, egoísmo.
Aumenta um pouco a pressão sanguínea e favorece indigestões e gastrites.
Cor de pessoas espiritualizadas com tendências as frustrações.
É a alquimia do triângulo, tem o som agudo como um trompete, seu ritmo, a bossa nova, seu sabor, o italiano das massas e o aroma, doce e feminino.
É a cor que possui velocidade cromática maior, portanto, chega mais rápido à retina causando irritação e dificuldade de leitura. Sua cor oposta é o roxo.

Combinações negativas: fundo preto com letras amarelas, fundo branco com letras amarelas, vermelho ou laranja com letras amarelas.

Combinações positivas: cinza médio com letras amarelas, roxo com letras amarelas, marrom com letras amarelas, verde com amarelo.

________

Laranja

Alegria, bom humor, euforia, juventude, pôr do sol, aurora.
Acelera a produção de suco gástrico dando fome, é anti-séptico. Cor das pessoas criativas e produtivas mas com tendências ambiciosas.
Sua forma é a mutação do triângulo para o quadrado (cruze dois quadrados um em cima do outro), tem o som de um contralto, seu ritmo bossa nova, balanço, disco.
Com sabor doce das frutas tem aroma cítrico ou floral feminino. Sua velocidade cromática vem logo após a do amarelo.
Sua cor oposta é o azul.

Combinações negativas: verde escuro e laranja, vermelho e laranja, amarelo e laranja, roxo e laranja, marrom e laranja.
negativo negativo negativo negativo

Combinações positivas: azul e laranja, branco e laranja, preto e laranja.

________

Vermelho

Perigo, erotismo, vida, conquista, coragem, euforia, agressividade, dinamismo, guerra, mulher.
Eleva a pressão arterial acelerando a respiração e batimentos cardíacos, provoca inquietação e agressividade, bem dosada ajuda no desempenho esportivo.
Cor erótica, de pessoas sensuais e volúveis.
Sua forma é o quadrado, seu som o de uma fanfarra, seu ritmo o rock, o samba, de aroma afrodisíaco feminino, ativa a sexualidade masculina, com sabor forte e picante.
Cor erótica feminina.
Cor oposta é o verde.

Combinações negativas: vermelho e verde, laranja e vermelho, preto e vermelho, amarelo e vermelho, roxo e vermelho.

Combinações positivas: azul claro e vermelho, cinza e vermelho, branco e vermelho.

________

Roxo / Lilás

Misticismo, esoterismo, calma, miséria, solidão, engano, auto-cotrole, erotismo, sonho, homem, noite, igreja.
Corresponde a introversão e a dualidade, não sendo indicada para pessoas inseguras.
Cor das pessoas altamente criativas e inovadoras é a cor da arte e da cultura.
Sua forma é um octágono, seu som é o erotismo do sax, seu ritmo o tango, o rock.
Seu aroma é afrodisíaco masculino, estimula as mulheres e seu sabor dos doces, chocolates etc.
Cor erótica masculina.
Sua cor oposta é o amarelo.

Combinações negativas: roxo e verde, roxo e vermelho, roxo e azul, roxo e preto, marrom e roxo.

Combinações positivas: branco e roxo, amarelo e roxo, cinza claro e roxo, rosa e roxo.

________

Verde

Umidade, frescor, bem-estar, tranqüilidade, descanso, serenidade, ciúme, inteligência.
Tonifica o sistema nervoso, é tranqüilizante.
Cor das pessoas confiáveis, melancólicas e introvertidas.
Seu formato é irregular e arredondado, seu som é o de uma orquestra de violinos, seu ritmo o jazz.
Tem o sabor natural das comidas light, diet, macrobióticas etc.
Seu aroma é cítrico ou floral masculino.
A cor oposta é o vermelho.

Combinações negativas: laranja e verde, azul com verde, vermelho e verde, marrom e verde, preto e verde escuro.

Combinações positivas: roxo e verde, amarelo e verde, preto e verde claro, branco e verde, verde claro e verde escuro.

________

Azul

Amizade, meditação, paz, frio, mar.
É sedativo e curativo, diminui a pressão arterial.
Cor das pessoas equilibradas, altruístas, cor dos pensadores.
Sua forma é um círculo, seu som grave como um violoncelo, com ritmo romântico e clássico.
Tem aroma doce masculino e possui o sabor dos mares.
Laranja é sua cor oposta.
É a cor com a menor velocidade cromática, ou seja, é a última que o nosso cérebro percebe.

Combinações negativas: verde e azul, amarelo e azul, roxo e azul, vermelho e azul.

Combinações positivas: azul e laranja, cinza claro e azul escuro ou vice versa, preto e azul claro, azul claro e azul escuro, branco e azul.

________

Branco

Por ser a soma de todas as cores é a cor mais irritante de todas pois possui todos os efeitos em um só.
Ao contrário do que se sabe e se usa, o branco nunca deveria ser usado em hospitais, pois irrita o sistema nervoso.
Tem como significado apenas psicológico a calma, paz, tranqüilidade, coisa que na realidade não transmite.
Seu oposto é o preto e sua combinações são as mais variadas devemos tomar cuidado com o uso do branco com amarelo e cores com tonalidades muito claras.
________

Preto

O preto não é cor, é justamente a ausência de luz / cor, portanto não causa nada.
Tem como significado psicológico solidão, seriedade, sobriedade, morte, mas na realidade não causa nada disso.
Seu oposto é o branco e também pode ser usado de um modo bem variado.
Os cuidados ficam na combinação com roxo, vermelho e amarelo.
________

ATENÇÃO:

Todas as combinações citadas como negativas, estão relacionadas à composição de blocos de texto sobre fundos, essas relações podem ser positivas se forem combinadas como fundo e box, tarjas, marcas d'água etc ou usadas em títulos com fontes grandes.
A combinação se torna positiva quando aumentamos a área de cada cor, diminuindo a repetição da mesma em curtos intervalos (como textos coloridos em que suas linhas se repetem de acordo com o entrelinhamento do bloco de texto).
As combinações das cores opostas quando relacionadas à elementos gráficos ao invés de textos se tornam positivas, pois, temos 100% de comunicação cromática, um resultado que é sempre bom alcançar porque acelera o processo de percepção das cores pelo cérebro. Mas, esse mesmo sistema quando usado em fundo/texto, pode se tornar negativo devido a intensa velocidade cromática que se forma.
Devemos levar em conta também o processo de saturação da retina, ou seja, o tempo que o leitor irá ficar observando aquela cor, se o tempo de observação direta for superior a 30 segundos, o cérebro começa a receber o efeito da cor oposta àquela usada, devido a saturação, cansaço, da retina em absorver a mesma onda de luz emitida. Com isso podemos encontrar cores específicas para cada público, sites , mercado, necessidade etc.
Exemplos:
Um site que precise transmitir seriedade, segurança, calma usaria que cor ?
Azul ou Verde
Transmitir força, vitalidade, erotismo ?
Vermelho
Infantil, com alegria e jovialidade?
Laranja
Não podemos esquecer de levar em consideração, no caso de um site institucional, a cor já existente na empresa, que deve sempre ser mantida. No caso de não ser a ideal, podemos adicionar alguma, mas nunca mudar a cor de um logotipo. Somente se o cliente pedir.
____

Autora desta matéria:
Márcia Okida - Designer Gráfico
Professora Universitária da Unisanta, pesquisadora da linguagem das cores e design desde 1988. Membro da Associação Pró-Cor do Brasil.
Contato: rb.moc.lou|adiko#rb.moc.lou|adiko

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.